quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Canção da tarde no campo

 
Caminho do campo verde estrada depois de estrada.
Cercas de flores, palmeiras, serra azul, água calada.
Eu ando sozinha no meio do vale. Mas a tarde é minha.

Meus pés vão pisando a terra
Que é a imagem da minha vida: tão vazia mas tão bela,
tão certa, mas tão perdida!

Eu ando sozinha por cima de pedras. Mas a flor é minha.
Os meus passos no caminho são como os passos da lua;
vou chegando, vai fugindo, minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinha por dentro de bosques.
Mas a fonte é minha.
De tanto olhar para longe,
não vejo o que passa perto, meu peito é puro deserto.
Subo monte, desço monte.

Eu ando sozinha ao longo da noite.
Mas a estrela é minha!

Cecília Meireles

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sorriso


Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o ato de sorrir. E sorrir é rir sem fazer ruído e executando contração muscular da boca e dos olhos.

O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no ato de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem. Caio em completo devaneio e ponho-me a sonhar um dicionário que desse precisamente, exatamente, o sentido das palavras e transformasse em fio-de-prumo a rede em que, na prática de todos os dias, elas nos envolvem.



Não há dois sorrisos iguais. Temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de ceticismo, o amargo e o irônico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso.

O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contrações musculares e não cabe numa definição de dicionário. Principia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frêmito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? Não conhecemos nós sorrisos que são rápidos clarões, como esse brilho súbito e inexplicável que soltam os peixes nas águas fundas? Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi que na terra se moveu? E contudo era um sorriso.

José Saramago

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Provérbios



  • Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio. ( Indiano)
  • Muitas opiniões também afundam um barco. (Grego)
  • Uma pessoa é conhecida pelas companhias que ela têm. (Judaico)
  • A palavra é o aroma do homem. (Árabe)
  • Quando dois discutem, o terceiro se alegra. (Alemão)
  • É na necessidade que se conhece o amigo. (Popular)
  • Visite os amigos com freqüência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos. (Escandinavo)
  • A arrogância vem antes da queda. (Alemão)

    terça-feira, 7 de dezembro de 2010

    Parabéns! Você está grávida de GÊMEOS... o_O

    Ser mae de primeira viagem, e de gêmeos é uma tarefa árdua. Exige muitos dos pais, principalmente da mamãe. Quando engravidei, e fiquei sabendo que seria mae de gêmeos além de emocionada, fiquei surpresa, afinal de uma família de 5 irmãos, eu fui e sou a única que tive filhos gêmeos ..!
    Sabemos que o desafio de ser mae é muito grande, mas quando esse desafio é em dobro, uma série de adaptações na rotina  precisam ser elaboradas. Tudo muda, a primeira mudança acontece com seu corpo, depois você começa  a dormir menos, acordar mais cedo. Quando se tem dois pimpolhos ao mesmo tempo, eu acho que o maior desafio é dividir-se entre os dois. Tentando dar carinho,amor e atenção igualmente para os dois. É difícil? É! 
    Exige muita dedicação, esforco, disciplina e muita paciência. Principalmente nas situações de choro, de birra,  aquelas que toda mãezinha conhece e passa.
     

    Essa é minha luta diária. Não me considero aquela "super" mulher-mãe-esposa-estudante. Mas tento diariamente dá o melhor de mim, nem mais, nem menos, mas o necessário. E mesmo assim já tive crises de choro, me senti frustrada, fiquei horas lendo livros e manuais para entender cada gesto, gemido ou quem sabe achar alguma resposta para as minhas dúvidas. Infelizmente ou felizmente não encontrei tal fórmula mágica ;-)
     

    Se Deus me mandou esses bebês, foi porque sabe que sou capaz de cuidar, amar e educá-los para a vida. E assim vou seguindo ..!
    Amo meus filhos incondicionalmente. É um amor que não consigo expressar com palavras, é  forte e profundo. Só quem é mae consegue entender esse sentimento. 
     

    Pra terminar, todas essas mudança e adaptações são enormes e exigem muito, mas a recompensa que vem é incomparável. Vem através de beijos, abraços, sorrisos, gestos e palavras : mama, ich liebe dich !!!!

    segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

    Alemanha I


    Casada com um alemão, morando na Alemanha e sendo estudante da língua alemã. Sinto-me na "obrigação" de colocar aqui um pouco da cultura da Batatolândia, digo Alemanha, bem como algumas dicas de livro e sites para aprender ou aprimorar o alemão. E para que os postes não se tornem enormes e cansativos, vou dividir em parte.
    Mas aviso desde já que não sou nenhuma especialista no assunto, nem tão pouco uma professora, quero apenas compartilhar experiências.

    A Alemanha é agora a minha "Heimat", cujo o seu lema é : Einigkeit und Recht und Freiheit, em português"União e Justiça e Liberdade". É um país muito bonito, cheio de histórias, com as 4 estacöes do ano bem definidas, com seu imponentes castelos, com muitos dialetos, tradição e muita cerveja. País  que sediou a copa de 2006, onde a Itália foi campeã.
    A primeira vez que vim aqui, fiquei fascinada com as belezas arquitetônica que vi e estranhei a frieza de alguns  alemães.

    É a maior economia da Europa, a terceira maior quando é considerado o PIB nominal e a quinta maior quando é considerada a PPC. Tem o maior parque eólico e de energia solar instalado aqui. É o pais Das Land der Dichter und Denker, em português - A terra dos poetas e pensadores. Mozart, Beethoven, Bach, Brahms, Wagner, Nietzsche, Goethe, Schiller e Einsten são alguns dos filhos mais ilustre do país.

     
    Mas quando chega no quesito INTEGRAÇÃO, a coisa complica. As feridas provocadas pelo holocausto deixaram muitas cicatrizes, e estas causam ainda um certo desconforto para nós, estrangeiros. Tirando isso, é um país maravilhoso para morar, trabalhar e estudar.

    Ação e Reação

    Uma lei física postula o seguinte: "Toda ação provoca uma reação de igual intensidade e em sentido contrário".

    A lei de ação e reação, ou a cada um segundo suas próprias obras, baseia-se num perfeito mecanismo de justiça e igualdade absoluta para todos. Não há qualquer favoritismo para quem quer que seja. Agindo bem, teremos o mérito do bem. Agindo mal, teremos as conseqüências. Não se trata de castigo, em absoluto, mas de conseqüências.


    Qualquer prejuízo que causarmos a nós mesmos ou a terceiros, ocasionarão conseqüências inevitáveis em nossa própria vida. Isto é da Lei Divina. E qualquer benefício que distribuamos gerará méritos e benefícios correspondentes em nosso próprio caminho, ainda que haja ingratidão dos beneficiados.
    Passamos a entender, portanto, que fazer o mal a quem quer que seja nunca será compensador, pois sempre responderemos pelo mal que causemos, inclusive a nós próprios. E do mesmo modo, toda felicidade que proporcionarmos ao próximo redundará inevitavelmente, em bem para nós mesmos.


    Sendo assim, ação é o ato ou  o efeito de agir. Manifestação de uma força, de uma energia, de um agente.Enquanto reação seria o ato ou efeito de reagir. Resposta a uma ação qualquer.
    Em termos espirituais, a reação é a conseqüência que a ação humana acarreta ao ser defrontada com a Lei Natural.
    Lembrando-se de que a pessoa que lhe ofende, é a mesma que depende de seu perdão e amor ;-)

    Decepção nao mata, ensina a viver...


    A frase pode parecer clichê, mas é bastante propícia para esse momento. Mais uma vez a decepção apareceu no meu caminho ..! E dessa vez um turbilhão de pensamento e sentimentos me fizeram chorar...

    Chorar porque nesse momento sinto-me incapacitada, vulnerável e frágil para colocar os pontos nos Is, não que eu não leve em consideração que todos temos defeitos e tudo mais... mas, eu acho que as pessoas às vezes são más por prazer.  Fazem maldade, machucam, ferem, mentem, enganam, fingem, tudo isso sem motivo e sem se importar com a outra parte. E o pior de tudo isso é vê a pessoa que se dizia sua amiga, uma pessoa legal, especial, inteligente, prestativa e afins perder o brilho. Enferrujar!

    Sinto saudade de casa, mas ontem e hoje essa saudade-vontade-desejo se triplicou. E se pudesse mudar ou voltar ao passado, talvez as minhas escolhas fossem outras. Mas essa mágica não existe!

    Uma amizade sincera exige muito mais de querer bem ou afinidades. Exige dedicação, apoio, interesse, solidariedade de um pelas coisas do outro,  união, compreensão  além dos sentimentos, reciprocidade.
    Exige ainda carinho, cumplicidade, respeito, diálogo, tempo, companheirismo. Exige AMOR!!!

    Assim penso eu, assim tento cultivar minhas amizades. E mesmo assim, as decepcöes acontecem. E eu me perguntou por quê? Foi minha culpa? Fiz ou disse algo que te trouxe desagrado, "amigo" !!!

    Sendo assim, só me resta seguir os conselhos do meu amigo Shakespeare :

    "Não se entristeça com a ignorância das pessoas, não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde,o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas, seja dono de si mesmo, não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento e nem perca a calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra. "

    domingo, 5 de dezembro de 2010

    Fantasias e desejos femininos


    - aos 17 anos - Olhos verdes e bonito.
    - aos 25 - Olhos verdes, bonito e rico.
    - aos 35 - Olhos verdes, rico e inteligente.
    - aos 48 - Um homem com cabelos. 
    - um lindo vestido tomara que caia.
    - uma calcinha tomara que tirem.
    - um sutiã tomara que sustente.
    - um absorvente tomara que não vase.
    - uma meia tomara que não desfie.
    - um salto alto tomara que não aperte.
    - novo namorado tomara que me ligue.
    - com algo bem grande que tomara que suba!

    Mero Espectador


    Eu não sou mero espectador
    Não vou ver pelo vidro,
    Nem pelos olhos daqueles que não estão sentindo
    Dos meus caminhos? Eu sou diretor
    Eu quero mais é vida
    É sentimento no peito
    É evitar o estreito
    É encontrar uma saída
    Eu quero é verdade
    E se vier a dor
    Desde que traga a inquietude
    E me ajude a contrapor
    A todo este horror
    Que seja bem vinda!
    (Quando a miséria vai parar de me ferir?
    O dia que não houver miséria
    Ou o dia que eu não existir)
    Queremos mais paz e amor
    Mas a paz para os justos (e para aqueles que sentem)
    Só é possível em um mundo de justiça
    Amor de verdade?
    Só com igualdade
    (Quando não seremos reflexos,
    Nem maiores, nem menores
    A reproduzir o status quão!
    E amar superficialmente
    Sem gosto de gente
    Sem paixão e sem ardor!)
    A utopia é meu norte
    E os sonhos meu cimento
    Meu futuro não é da sorte
    Construirei meu movimento

    Religião e Espiritualidade


    A espiritualidade é, como também é a sexualidade, uma dimensão constitutiva do ser humano. Essa potencialidade neurobiológica pode ou não ser cultivada. Uma pessoa desprovida de espiritualidade prescinde da percepção da profundidade de sua subjetividade. Nela, os desejos prevalecem sobre os ideais.

    À primeira vista, a espiritualidade opõe-se à materialidade. E o espírito se opõe ao corpo. Mas esse dualismo platônico já está mais que superado, tanto pela ciência quanto pela teologia. Somos todos e tudo uma unidade.
    A espiritualidade prescinde das religiões, pode ser vivida sem elas, e há também religiões desprovidas de qualquer espiritualidade, asfixiadas pelo peso do doutrinarismo autoritário.

    Hoje, o que está em crise não é a espiritualidade. São as formas tradicionais de religião. Nesse mundo secularizado, desencantado, os valores são substituídos pelas ciências; o ser pelo ter; o ideal pelo desejo; o altruísmo pelo consumismo. Assim, a religião reflui para a vida privada e os locais de culto. E deixa de influir na vida social.

    A crise da Cristandade, no Renascimento, não significou a crise do Cristianismo. Da mesma maneira, a crise que atinge as religiões não pode ser confundida com a da espiritualidade. Agora nos deparamos com uma espiritualidade pós-religiosa, centrada na autonomia do indivíduo.

    O que caracteriza essa espiritualidade pós-moderna é, de um lado, a busca, não do outro, mas de si, da tranqüilidade espiritual, da paz do coração.

    É uma espiritualidade centrada no próprio ego. De outro, uma espiritualidade política, voltada à promoção da justiça e da paz, comprometida com a ética e com a proteção do meio ambiente.

     - Por Frei Betto



    Essas são especiais


    Na minha vida rodeiam-me pessoas especiais.

    Especiais porque gostam de mim, especiais porque eu gosto delas. Pessoas como tantas outras, que passam na rua despercebidas aos olhos dos outros. Aos meus olhos não. Aos meus olhos são especiais ... E as pessoas tornam-se especiais pelo sentimento que tenho por elas. Mesmo que o não diga, mesmo que o não demonstre, são as minhas pessoas. Umas vejo mais vezes, outras vejo menos, umas até nunca mais vou ver, mas continuam a existir para mim, não na presença física, mas na presença emocional. Continuam bem presentes por tudo o que vivemos juntos, por tudo o que fizeram por mim e eu por elas. Fica a saudade e uma bonita recordação.

    As outras, que continuam presentes, continuam comigo, umas perto, outras longe. Às vezes não as percebo, e talvez elas não me percebam a mim, às vezes discordamos, às vezes entendemo-nos. Partilhamos momentos de alegria e momentos de tristeza. Partilhamos a vida!

    Nós não somos ninguém se não tivermos pessoas especiais, pessoas que se preocupam conosco e com as quais nos preocupamos, pessoas que riem e choram conosco, pessoas que nos acompanham.
    E nunca nos devemos esquecer de dar o devido valor às nossas pessoas.

    Amor e Amizade





    Perguntei a um sábio, a diferença que havia entre amor e amizade e ele disse-me esta verdade:

    O amor é mais sensível, a amizade mais segura, o amor nos dá asas, a amizade o chão. No amor há mais carinho, na amizade compreensão.
    O amor é plantado e com carinho cultivado, a amizade vem sorrateira e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida companheira.
    Mas quando o amor é sincero, e quando a amizade é concreta, ela é cheia de amor, carinho e nunca secreta.
    Quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem, dentro do nosso coração.